Nos últimos dias, acompanhamos a mais recente edição do Webflow Conf 2023, a conferência anual onde são feitos lançamentos de novos recursos, apresentação de cases de agências e desenvolvedores, e tudo mais que contribua para o crescimento da comunidade Webflow como um todo.
A principal keynote, apresentada pelo Cofundador e CEO Vlad Magdalin, aconteceu no primeiro dia da conferência e trouxe uma série de novidades bastante impactantes para o mercado no-code e há muito tempo desejadas por Webflow Developers do mundo todo — e por nós, claro. 😀
O Webflow tem sido uma das principais plataformas que utilizamos para desenvolver nossos projetos aqui na Mukutu Consultoria e Desenvolvimento. Ter uma plataforma visual de desenvolvimento web nos deu maior agilidade e autonomia no dia a dia, possibilitando entregas cada vez melhores para nossos clientes.
Abaixo, listamos as principais novidades e lançamentos que ocorreram na keynote de abertura. Dá uma olhada:
Rebranding e nova UI
Uma das principais novidades apresentadas foi a nova marca do Webflow, atualizada depois de muitos anos, que vem para traduzir essa nova fase da empresa, mais moderna e cada vez mais completa. Nós, particularmente, curtimos muito e começar a keynote desse jeito já elevou nossas expectativas.
Mas esse rebranding não parou por aí; toda a interface do Webflow também foi revisitada e passou por mudanças bastante significativas, tornando-a mais limpa e organizada.
Integração com Spline
Estamos muito empolgados com essa nova integração com o Spline Tool, onde será possível criar experiências muito mais imersivas utilizando modelos 3D nativamente no Webflow, permitindo assim um maior controle sobre animações e interações avançadas.
Localization
Uma das funcionalidades mais pedidas pela comunidade global, agora é possível ter sites em vários idiomas também nativamente, sem a necessidade de contratação de ferramentas externas.
Aqui na Mukutu, até então, utilizávamos o Weglot como uma das principais ferramentas para tradução e gerenciamento. No entanto, com essa novidade, acreditamos que será muito mais prático e simples utilizar uma função nativa.
Vale lembrar que o Localization funciona como um add-on que tem um custo específico de acordo com a sua utilização.
Design Variables
Com essa nova feature, é possível criar padrões e variáveis para diversas propriedades de componentes, facilitando a manutenção em elementos de forma rápida e eficiente. Dessa forma vamos conseguir ter muito mais controle não só durante a construção, mas também em possíveis mudanças posteriores ao lançamento dos nossos projetos.
Atualmente já utilizamos o Client-First que é um framework desenvolvido pela Finsweet que já nos ajuda bastante na padronização e estruturação das classes dentro do Webflow. E agora, com o Variables, vamos conseguir desenvolver style systems muito mais robustos, consistentes e escaláveis.
Figma Design Sync App
Lançado no início do ano, o plugin do Webflow para o Figma recebeu uma nova versão, que agora, além de permitir copiar um componente específico, seção ou página inteira do Figma diretamente para o Webflow, também permite a sincronização de componentes e que qualquer ajuste ou modificação realizada atualize automaticamente entre as duas plataformas.
Esse tipo de autonomia que o Webflow nos dá, ainda mais conectando com outras ferramentas que já são amplamente utilizadas no mercado, é o que nos faz ter cada vez mais certeza que é a ferramenta ideal na nossa stack.
Custom CSS Properties
Normalmente quando estamos desenvolvendo novos projetos e nos deparamos com algum desafio na interface que o Webflow não permite criar nativamente, optamos pela utilização de low-code, ou seja, pequenas linhas de código que nos ajudam a implementar propriedades CSS e até mesmo funcionalidades (Javascript) não nativas. No entanto, o Webflow está trabalhando numa nova opção onde será possível adicionar propriedades CSS personalizadas via painel de estilos no Webflow Designer, sem a necessidade de adicionar custom code, já exibindo uma lista de opções no menu.
Além todas essas novidades, também foram lançadas melhorias para o gerenciamento de componentes e instâncias, novas APIs para desenvolvimento de Apps no Webflow e atualização do DevLink que agora também permite a implementação de componentes React nos projetos.
Assista a Keynote completa:
Acreditamos e enxergamos o enorme potencial do Webflow diante do crescimento do mercado No-Code e Low-Code e estamos empolgados com o que isso tudo pode nos proporcionar.
Hoje o Webflow já é uma das nossas principais ferramentas no desenvolvimento de sites e se você quer também criar o seu site utilizando no-code / low-code.
Vamos conversar e lançar mais um projeto incrível!
Acesse 👉 www.mukutu.com.br